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História

88 anos da Rodovia Washington Luiz

 

A Estrada Washington Luiz foi um marco na história do desenvolvimento do Brasil. Aberta numa época em que toda a frota fluminense de automóveis e caminhões se resumia a 20 mil veículos (hoje mais de 20 milhões trafegam anualmente pelo trecho sob responsabilidade da Concer), a antiga Rio-Petrópolis completou 88 anos de fundação em agosto de 2016.

Sua construção foi um desafio aos engenheiros da época. Os operários utilizavam, entre os recursos da época, pás, picaretas e enxadas, o que não impediu que seis viadutos superassem os despenhadeiros existentes na Serra de Petrópolis. Três anos após a inauguração pelo presidente Washington Luís, a estrada tornou-se a primeira via asfaltada do país. Já a subida da serra ganhava as primeiras placas de concreto.

Na década de 50, o governo abriu a Estrada do Contorno, ligando Petrópolis à Baixada Fluminense, e trinta anos depois concluiu a nova ligação entre a cidade serrana e Juiz de Fora, substituindo outra estrada histórica: a União e Indústria, inaugurada por D. Pedro II.

Em 1980, houve a construção da moderna BR-040, ligando o Rio de Janeiro a Brasília, e em 1995, a Concer passou a administrar o trecho de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, tendo como inspiração a experiência e o pioneirismo daqueles que, graças ao espírito empreendedor, foram capazes de contribuir para o desenvolvimento de nosso país.

Após oito décadas de fundação, a BR-040 está mais conservada e moderna do que nunca, graças ao conjunto de investimentos da Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio.

 

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