OPERAÇÃO FUMAÇA ZERO

Uma campanha do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) foi lançada para prevenir a ocorrência de queimadas e consequentes incêndios florestais nas regiões Serrana e Centro Sul fluminense. A Operação Fumaça Zero visa conscientizar a população sobre os problemas acarretados pelo uso ilegal do fogo. Além do aspecto educativo, a ação também intensifica a fiscalização, com aplicação de sanções administrativas e punição contra eventuais infratores. A iniciativa reúne ainda o DER, Fundação Ceperj e prefeituras e conta com o apoio da Concer.

Os incêndios florestais são, em geral, causados por queimadas para limpeza de pastagem ou plantio agrícola, descarte de pontas acesas de cigarro em estradas ou terrenos, queima de lixo doméstico, balões e ainda por fogueiras em acampamentos. 

A operação concentra as ações em 15 municípios, entre eles Petrópolis, Três Rios e Areal, que integram o trecho de concessão da BR-040. A Concer, que também atua no combate às queimadas na faixa de domínio da rodovia, é parceira da Operação Fumaça Zero, que se estende até setembro.

Operação Fumaça Zero: Fumaça é fogo, apague essa ideia (Conscientização e Prevenção dos incêndios florestais. Lei Estadual n° 9.001/2020).

Em caso de queimadas e incêndios florestais, ligue: 193 (CBMERJ) e (21) 2334-9417 (INEA). Denúncias: https://falabr.cgu.gov.br/.

Para mais informações, acesse também o site http://www.inea.rj.gov.br/
 

 









Fonte: Inea - 17/06/2021 às 03:00

Sede
Duque de Caxias
Rua Almirante Grenfall, 405
Vila São Luis - Duque de Caxias
Rio de Janeiro
CEP: 25085-135
Informações e
Emergências
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala ligar para:
WhatsApp
Comunicação
Duque de Caxias
Serra
Itaipava - Juiz de Fora